Falando de justiça no Brasil que:

Clovis Gonçalves

– Nos tribunais de Justiça do País tramitam mais de 35 milhões de ações e em cada ano são julgados cerca de 20 milhões de processos e que um processo dura em média 8 anos?

– Nos últimos 18 anos foram criadas 3,5 milhões de regras, na forma de leis, decretos, portarias e resoluções. Destas, 422 mil estão em vigor?

– 71% das separações litigiosas são requeridas por mulheres e 78,4% das separações judiciais são consensuais?

– O país é o sexto país americano com melhor acesso ao Judiciário; estão a sua frente Estados Unidos, Costa Rica, Canadá, Argentina e México?

– 79% das ações que tramitam no STF envolvem o governo ou alguma empresa estatal e que existe um juiz para cada 14 mil pessoas?

– 200.000 é o número de ações que o Superior Tribunal de Justiça julga por ano e mais de 80% de recursos em tramitação nos tribunais são ações repetitivas, com resultados conhecidos?

– As hipóteses de violência contra a mulher correspondem a 80% dos casos de aplicação da Lei dos Juizados Especiais (Lei nº 9.099/95)?

– Cada juiz da Suprema Corte dos EUA julga em média 50 processos por ano, enquanto cada ministro do Supremo Tribunal Federal julga 85 processos por dia, cerca de 20 mil por ano?

– A American Express concordou em pagar US$ 31 milhões para encerrar ação judicial por discriminação sexual e etária promovida por mais de 4 mil mulheres?

– 40 mil casais dos Estados Unidos já obtiveram o divórcio pela internet. O custo varia de 50 a 300 dólares, permitindo a economia de cerca de 2 mil dólares?

Mas mesmo assim, estamos progredindo…